sábado, 6 de março de 2010

Classificação das orações subordinadas substantivas

Objetiva direta

Aquela que funciona como objeto direto da principal. Está sempre ligada a um verbo da oração principal, sem auxílio de preposição, indicando o alvo sobre o qual recai a ação do verbo. Veja:
Bruna pediu que todos fizessem silêncio.
Isabela falou que Karina não veio.

Objetiva indireta

Funciona como objeto indireto do verbo da oração principal. Está sempre ligada a um verbo da oração principal, com auxílio de preposição, indicando o alvo do processo verbal.

Precisava de que o ajudassem.
Gostou de todos presentes.

Subjetiva

A que funciona como sujeito da principal. O verbo da oração principal se apresenta sempre na terceira pessoa do singular e nessa não há sujeito, o sujeito é a oração subordinada. Há vários tipos.

I - Quando, na principal, há verbo de ligação e um adjetivo.

Ex.: É necessário que estude bastante.

II- Com verbos unipessoais (parece, urge, basta, convém, etc.) na principal.

Verbos unipessoais são aqueles que só podem ser conjugados na terceira pessoa.

Ex.: Basta que digam uma palavra.

III - Com a partícula apassivadora se na principal:

Ex.: Explicou-se que haveria alterações.

Predicativa

Aquela que funciona como predicativo da oração principal; só ocorre depois de verbo de ligação:

Verbo de ligação é aquele não indica ação, e faz a ligação entre dois termos - o sujeito e o predicativo. (ser, estar, continuar, etc)

Ex. Minha ideia é que façamos um pacto.
A verdade é que adoro meus alunos.


Completiva nominal

Aquela que funciona como complemento nominal da principal. Está sempre ligada a um nome da oração principal através de preposição.

Ex. Tenho certeza de que conseguiria.

Apositiva

A que funciona como aposto; geralmente aparece depois de dois-pontos. Está sempre ligada a um nome da oração principal, sem uso de preposição e sem mediação de verbo de ligação.

Ex.: Só queria uma coisa: que o compreendessem.

12 comentários:

  1. Parabéns professor,sou concurseiro e dou cada vez mais de mim para melhorar sempre...,acabei de ler este material seu,muito bom,bom mesmo,reforçou ainda mais meu estudo...compartilharei com outros,concurseiros ou não,abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado, estou na 8ª série estudando esse assunto. Essa postagem esclareceu muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. qual a clasificaçao da oraçao "é de fato uma pena que nao existisse transmissão de teve naquela epoca"?

    ResponderExcluir
  4. show me ajudou muito obg.pode me manda mais explicação da materia por favor

    ResponderExcluir
  5. show me ajudou muito obg.pode me manda mais explicação da materia por favor

    ResponderExcluir
  6. Isso me ajudou muito!! Oobrigado!😎✌

    ResponderExcluir